Em sua 10ª edição, o Concéntrico, o festival internacional de arquitetura e design em Logronho, Espanha, anunciou os vencedores das chamadas abertas para intervenções urbanas. Em resposta à convocatória para "Celebrar a Cidade", as propostas vencedoras serão temporariamente construídas na Plaza Escuelas Trevijano, em Viña Lanciano de Bodegas LAN, e no Paseo del Espolón, na cidade espanhola de Logronho. O Festival recebe visitantes entre 25 de abril e 1º de maio de 2024 para explorar a cidade por meio de instalações, exposições, encontros e performances.
Selecionados entre 625 trabalhos enviados de 44 países, as propostas vencedoras têm como objetivo explorar temas relevantes no projeto da cidade. A Plaza Escuelas Trevijano é "renaturalizada" por meio da intervenção de Francisco Javier García García, destacando a importância da vegetação nos espaços públicos. O escritório espanhol ji arquitectos + Blas Antón convida a participação ao compartilhar o processo de projeto com as escolas de La Rioja, enquanto o quiosque urbano da JBVA renova a linguagem dos espaços urbanos comuns e convida os moradores a celebrar a cidade. Além dos projetos vencedores selecionados por meio da chamada aberta, o Concéntrico também colabora com instituições nacionais e internacionais para encomendar trabalhos adicionais e expandir o escopo do evento.
O júri internacional também se reunirá em fevereiro para decidir o projeto vencedor de A Rua em 10 Anos, um novo programa introduzido nesta edição do festival. O desafio propõe a pergunta "Como seria uma rua se fosse transformada com uma estratégia de ação de 10 anos?", desafiando os arquitetos a considerar os efeitos de longo prazo das estratégias de projeto.
Artigo Relacionado
Artigo RelacionadoOs projetos vencedores são os seguintes:
Poplar Assembly
Francisco Javier García García / Espanha
Cuaderno de Surcos
ji arquitectos + Blas Antón / Espanha
Palo de Mayo
JBVA (Jean-Benoît Vétillard, Eugenio Nuzzo, Anatole Poirier, Alex Roux) / França
Edições anteriores do festival contaram com intervenções de escritórios de arquitetura em ascensão e estabelecidos de todo o mundo, abrindo conversas sobre a cidade, seu patrimônio histórico e o papel da arquitetura contemporânea. A edição de 2023 foi marcada por intervenções em grande escala e coloridas que convidam à interação, como as criadas por Camille Walala, Studio Ossidiana ou Oana Stănescu. Em 2022, a oitava edição do Concéntrico reuniu designers e arquitetos que exploraram ideias de domesticidade, inclusão e ecologia por meio de diversas intervenções temporárias espalhadas pela cidade.